sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cultura digital reúne espírito colaborativo em festival


Realizadores, produtores e ativistas que atuam nas redes digitais estarão reunidos, de amanhã (2) a domingo (4), no Festival Cultura Digital.Br, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). É a terceira edição do evento, que desta vez reunirá 130 atividades como oficinas, mostras, palestras e debates sobre os temas inseridos nas redes digitais. Tudo isso seguindo a filosofia do ciberespaço: o compartilhamento. Gilberto Gil participa da abertura.


Uma grande parte do que acontecerá foi selecionada a partir de uma chamada pública, que recebeu 358 inscrições de experiências do Brasil e de outros continentes. Segundo Rodrigo Savazoni, diretor-geral do Festival, com o número de projetos inscritos daria para fazer três semanas de encontro. “Isso mostra o vigor e a força desse circuito alternativo de conhecimento”, diz Savazoni. “É impressionante, é uma explosão de experiências cada vez mais fortes e mais autônomas.”

As duas primeiras edições, em 2009 e 2010, foram chamadas de fórum. No ano passado, 3,5 mil pessoas circularam pelo espaço, em São Paulo. A novidade deste ano é que, além da troca de experiências, vai oferecer laboratórios experimentais, onde os participantes poderão programar em software livre. Também estão programados debates sobre cultura digital, política e arte.

Movimentos recentes que surgiram na internet, como o Ocupar Wall Street e a Primavera Árabe, também farão parte desse universo do Festival, no debate sobre como “a cultura digital altera as noções de tempo e espaço e possibilita mudanças velozes nesse mundo ligado e interconectado, em que tod@s são protagonistas”.

Abertura

Acontecerá uma cerimônia de abertura, às 19h da sexta-feira (2), no Odeon Petrobras (Praça Floriano, 7, Centro), que contará com a presença do músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que dará uma palestra. Às 20h, Yochai Benkler, professor de direito na Universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society, apresenta a palestra “Do software livre e Wikipedia para os sistemas humanos cooperativos”, que será mediada por Gil. Depois, haverá um debate com o público, no melhor clima participativo do encontro.

O músico Gilberto Gil foi eleito o embaixador desta edição. Segundo os organizadores do encontro, a escolha se deve por sua gestão como ministro do governo Lula (2003-2008), que levou a cultura digital a Brasília para o Ministério da Cultura, pautando assuntos importantes como direitos autorais em tempos de compartilhamento.

Encerramento

O show “A nova revolução do frevo” vai encerrar o evento no MAM do Rio, misturando o maestro pernambucano Spok, da Spok Frevo Orquestra, instrumentistas, o sertanejo Josildo Sá, o músico potiguar Jarbas Jácome e o Movimento Multiplicidade Imagem Som Inusitados. O espetáculo é um exemplo do que significa a cultura digital hoje, que a partir de novas formas de conhecimento acontece um compartilhamento que dá origem a algo novo.

Onde e como

O festival acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio e no espaço Odeon Petrobras. A entrada é gratuita e o acesso às atividades será feito por ordem de chegada até a capacidade máxima dos espaços.

Mais informações na página do evento CulturaDigital.Br

com informações da Revista Fórum e da organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário