domingo, 4 de abril de 2010

Dilma sobe

A pesquisa divulgada pelo Vox Populi neste sábado consolidou a percepção de que a candidatura de Dilma sobe enquanto José Serra enfrenta dificuldades.
No final de semana passado, o Datafolha divulgou a única pesquisa em que o quadro é diferente, Dilma caiu e Serra subiu.
Foi uma ducha fria nos petistas de salto mais alto. mas me chamou a atenção os resultados da pesquisa. Todos os outros institutos mostravam um quadro diferente, será que teria havido uma mudança de perspectiva? Por que? Serra não havia feito nenhum movimento que pudesse alterar o quadro eleitoral, ao contrário continua enfrentando chuvas de protesto dos movimentos sociais. Dilma também não teria motivado nenhum movimento de desgaste.
Com a Vox divulgada, me parece que o Datafolha concentrou seus pesquisadores em áreas mais abonadas nas capitais, onde mesmo respeitando os critérios de gênero e renda, os resultados podem sair contaminados.
A Folha deste domingo, com matérias sobre uma suposta fazenda comprada pelos "aloprados", a participação dos "mensaleiros" no Diretório do PT, pode responder esta pergunta.
O Datafolha, que durante tantos anos construiu uma imagem de competência e seriedade, se recusando a trabalhar para candidaturas, parece estar erodindo esta premisssa ao trabalhar para a candidatura preferida do seu dono. Está mais para Proconsult, que insistia na vitória de Moreira Franco quando as urnas mostravam Brizola governador do Rio em 1982.
Serra será um oponente previsível para Dilma: violento, angustiado, agressivo e incompreensível para seus aliados.
Já a mídia, esta irá apelar para todas as Mirians Cordeiros que puder. Afinal depois de 12 ou 16 anos de crescimento, não restará nenhuma lembrança do Brasil do atraso de FHC.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=127031&id_secao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário