sábado, 24 de janeiro de 2009

2010

Não chegamos a completar o primeiro mês de 2009 e 2010 já se faz presente na Câmara. A eleição das Mesas do Congresso que acontecerá em duas semanas serão fundamentais para a disputa presidencial do ano que vem. São os presidentes da Câmara e do Senado que definem os temas e o ritmo das votações, principalmente dos temas que interessam ao Planalto.
Serra quer Temer para presidente da Câmara. O PMDB do Senado espertamente cristianizou a candidatura de Tião Viana.
O PT, com uma estranha interpretação da realidade, apóia Temer achando que com este agrado pode trazer parte do PMDB para o projeto Dilma.
Não se sabe se a gana de impedir o crescimento da candidatura de Aldo ou outros motivos cegaram completamente o governo para o ovo de serpente que eles estão chocando.
Esta situação lembra o final do governo FHC, onde o presidente em fim de mandato alimentou a sanha de Serra, confiando que sua natureza, assim como o escorpião da fábula, matasse politicamente seu projeto de ser presidente.
Como em política nada é exato, Serra perdeu realmente, mas FHC não voltou. Uma vez aberta a Caixa de Pandora da ambição política, não há como fechá-la.
Lula pode apostar que um PMDB satisfeito pode ser leal. Mas está apostando em duas coisas que não existem, a satisfação e lealdade dos inúmeros PMDBs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário